1 2
sc

Boa Esperança

Major 1956

A descoberta, em 1956, de uma mina de tungstênio na localidade da Boa Esperança acabou com a tranquilidade de 42 famílias camponesas que lá viviam havia mais de 40 anos. Em pouco tempo chegou à região um grileiro muito conhecido que, com um bando de pistoleiros e a conivência da polícia local, começou a investir contra os posseiros. Os que não foram presos tentaram recorrer às autoridades, mas nada conseguiram. Em sua investida final, o grileiro incendiou casas e roças, forçando a retirada dos camponeses.

Cascata e Chapecozinho

Xanxerê 1963

Acobertados pela empresa Madeireira Industrial Xanxerê, grileiros aplicaram golpes em muitos camponeses dessa região — recebiam dos trabalhadores o dinheiro pela venda das terras, mas não lhes passavam as escrituras. Depois, quando as terras já estavam plantadas com pinheiros, voltavam com documentos falsos, dizendo-se os verdadeiros proprietários.

Indignados, os camponeses se organizaram na Associação dos Posseiros da Cascata e do Chapecozinho, com a ajuda da União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil (Ultab). Advogados foram contratados para defender os camponeses, que, por sua vez, também exerceram grande pressão sobre a Madeireira. Ao final, a empresa foi obrigada a recuar e fornecer os títulos de propriedade aos lavradores.