1
ac

Núcleo Colonial do Amapá

Rio Branco Maio de 1963

Em 1962, o território federal do Acre foi elevado à categoria de estado autônomo da Federação brasileira. O primeiro governador eleito por voto direto foi o historiador e geógrafo José Augusto de Araújo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Progressista, José Augusto elegeu-se com um programa baseado no tripé “Educação, Saúde e Reforma Agrária”. Além de apoiar as Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart, ele anunciou a intenção de distribuir terras para seringueiros e lavradores pobres, o que fez dele protagonista de um dos acontecimentos mais polêmicos do período.

Um grupo de seringueiros e lavradores, que ocupava terras da União com o apoio das Ligas Camponesas decidiu reagir às investidas violentas do grileiro Zé Português. Ante a iminência de um conflito, José Araújo se antecipou e mandou prender Zé Português, numa das poucas ocasiões em que o poder do latifúndio foi desafiado no Brasil.

A iniciativa do governador, contudo, deixou-o marcado entre os setores conservadores. Em maio de 1964, logo depois do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart, ele teve seu mandato cassado.

Na primeira página, o jornal “O Acre“ traz o programa político de José Augusto de Araújo, candidato a governador pelo PTB Crédito: “Ultima Hora“, 19 de junho de 1962 (reprodução)
Governador José Augusto ao lado da esposa Maria Lúcia. Crédito: Acervo histórico do Museu Universitário da Universidade Federal do Acre.