1
pi

Pubas

Campo Maior Dezembro de 1963

Em Campo Maior, a 80 quilômetros de Teresina, foi fundada em 1962 a Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas. Em 1963, foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior. As duas entidades prestavam apoio aos camponeses da região, auxiliando-os nas negociações dos contratos de arrendamento.

Os latifundiários, contudo, rapidamente se uniram contra os camponeses, numa ação coordenada: todos os que se filiassem a uma das entidades seriam imediatamente expulsos das terras, sem direito a nenhuma indenização pelas benfeitorias ou plantações realizadas.

Os despejos foram realizados com extrema violência, sempre com o apoio da polícia. Na localidade de Pubas, durante o trabalho na roça, 45 homens portando revólveres, rifles e facões, atacaram os camponeses, que não tiveram nenhuma chance de defesa.

O caso, levado pela associação à Superintendência de Reforma Agrária (SUPRA), órgão do Governo Federal, não foi sequer investigado e ninguém foi punido.

Editorial do “Terra Livre“, sobre o crescimento do movimento camponês no Piauí Crédito: “Terra Livre“, agosto de 1962 (reprodução)