A era do rádio Música
O rádio permitia aos ouvintes ouvir os grandes intérpretes e acompanhar os lançamentos que se multiplicavam, entre eles os sucessos de Noel Rosa, Cármen Miranda, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Mário Reis, Francisco Alves, Lamartine Babo, Ari Barroso, Dircinha Batista, Dorival Caymmi e muitos outros.
A principais emissoras da época — como a Rádio Nacional, a Tupi e a Mayrink Veiga — contavam com elencos exclusivos de cantores e músicos. Dentre os programas de maior audiência durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, destacam-se “Curiosidades Musicais”, “Um Milhão de Melodias”, “Instantâneos Sonoros Brasileiros” e “Vida Pitoresca e Musical dos Compositores”. Os programas de calouros, como “Calouros em Desfile” e “A Hora do Pato”, atraíam milhões de ouvintes.
A era do rádio / Música Música
Curiosidades Musicais
Produzido por Almirante, antigo parceiro de Noel Rosa e Braguinha no conjunto musical Bando de Tangarás, o programa estreou em abril de 1938, sob o patrocínio de Eucalol, “o sabonete do Brasil”. Almirante fazia tudo: contava a história das músicas, falava sobre a vida dos intérpretes, tocava canções. “Curiosidades Musicais” ia ao ar sempre às segundas-feiras, às 21 horas, na Rádio Nacional. Em 1942, Almirante lançou outro programa de muito sucesso, na mesma emissora: “História do Rio pela Música”.
Um Milhão de Melodias
Patrocinado pela Coca-Cola, que estava chegando ao mercado brasileiro, “Um Milhão de Melodias” foi o mais famoso programa musical do rádio brasileiro, executando sucessos brasileiros e norte-americanos.
A Orquestra Brasileira, criada especialmente para o programa e comandada por Radamés Gnatalli, era formada por músicos notáveis como Bola-Sete, Garoto (violões), Luciano Perrone (bateria, vibrafone e tímpano), Chiquinho (acordeão), José Menezes (cavaquinho), João da Baiana, Bide e Heitor dos Prazeres (percussão).
Os maiores artistas do rádio brasileiro participaram do programa, que estreou em janeiro de 1943 e ia ao ar às quartas-feiras às 20h30.
Instantâneos Sonoros Brasileiros
Produzido por Almirante, com roteiro de José Mauro e direção musical de Radamés Gnatalli, o programa era dedicado à cultura popular e ao folclore brasileiro, sempre sob o viés musical. Estreou na Rádio Nacional em 1940.
Programas de calouros
Alguns dos maiores intérpretes brasileiros, como Emilinha Borba, foram descobertos em programas de calouros, como “Calouros em Desfile”, apresentado por Ari Barroso na Rádio Tupi, e “A Hora do Pato”, com Héber de Bôscoli, na Rádio Nacional.