2010 1º de junho
2ª Conclat unifica luta do trabalhador
Evento em SP reúne 30 mil participantes das principais centrais sindicais
Acontece em São Paulo a 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), promovida por cinco das principais centrais sindicais do Brasil. Quase 30 anos após a primeira edição, o evento leva ao estádio do Pacaembu cerca de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, de diversas categorias e ramos de atividade econômica, além de representantes de movimentos sociais, dos trabalhadores do campo e de aposentados e pensionistas.
Organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Força Sindical e Nova Central Sindical dos Trabalhadores, a conferência simbolizou a força da unidade da classe trabalhadora.
Realizada quatro meses antes das eleições presidenciais, a Conclat produziria um documento com cerca de 250 itens. Mais do que tratar de questões especificamente trabalhistas, a Agenda da Classe Trabalhadora conteria uma verdadeira plataforma de governo, dividida em seis eixos estratégicos:
• crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno;
• valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social;
• Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental;
• democracia com efetiva participação popular;
• soberania e integração internacional;
• direitos sindicais e negociação coletiva.
Amplamente distribuído aos trabalhadores brasileiros, o documento também seria entregue aos candidatos à Presidência da República daquele ano.