2007 Outubro
Cineclubes se espalham pelo país
Programa Cine Mais Cultura, do MinC, promove a multiplicação da atividade
O Ministério da Cultura (MinC) lança o programa Cine Mais Cultura, com o objetivo de fomentar núcleos de cineclubes e criar polos de multiplicação do cinema nacional em todas as regiões do país, especialmente nas áreas periféricas. O programa fornece equipamento, treinamento e acervo de filmes nacionais.
A tradição de cineclubes no Brasil — espaços de exibição não comercial e de promoção de debates sobre filmes nacionais e estrangeiros — remonta a 1928. Até o advento da ditadura militar, quando as atividades cineclubistas entraram em declínio, o país já tinha cerca de 300 cineclubes e seis federações regionais.
O Conselho Nacional de Cineclubes e as federações desapareceram em 1969, assim como quase todos os cineclubes do interior do país.
Os anos 1970 foram marcados pelo movimento cineclubista politicamente engajado, próximo às lutas dos sindicatos, partidos clandestinos, associações e diretórios estudantis e demais focos de resistência à ditadura militar. No final dos anos 1980, o movimento cineclubista já havia perdido sua força.
A retomada se deu somente em 2003, com apoio do Ministério da Cultura, que funcionou como base para rearticulação do movimento. Até 2011, seriam criados mais de 1.040 cineclubes em todo o Brasil, com protagonismo da sociedade civil. Os fundadores teriam controle, responsabilidade e autonomia sobre as escolhas e as diretrizes de cada cineclube.