2004 20 de novembro

Morre o economista Celso Furtado

Autor do clássico 'Formação Econômica do Brasil' não resistiu a ataque cardíaco

Morre em seu apartamento, no Rio de Janeiro, Celso Monteiro Furtado, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, em decorrência de ataque cardíaco. O economista é homenageado com luto oficial de 3 dias pelo governo brasileiro. 

O paraibano Celso Furtado aliou reflexão intelectual e atuação política ao longo de toda a sua vida. Autor do clássico “Formação Econômica do Brasil”, em 1958, que se tornou uma das obras de referência do pensamento econômico brasileiro, Furtado havia sido também o fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Criada em 1959, durante o governo Kubitschek, a Sudene foi o primeiro grande órgão governamental de desenvolvimento regional. 

A tese de Furtado enfatiza o papel do Estado na economia, considerando o subdesenvolvimento como uma forma de organização social no interior do sistema capitalista, opondo-se à ideia de que seja uma etapa para o desenvolvimento, como podem sugerir os termos país "emergente" e "em desenvolvimento".  Aliar pensamento econômico e história é um dos mais importantes legados de Celso Furtado. 

No âmbito político, após sua atuação na Sudene, Celso Furtado foi nomeado o primeiro Ministro do Planejamento do Brasil durante o governo João Goulart, havendo idealizado o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, com regras e instrumentos rígidos para o controle do déficit público e da inflação. Com o Golpe Militar, Celso Furtado foi incluído na lista de cassados pelo Ato Institucional nº 1, perdendo seus direitos políticos por 10 anos. Exilou-se então nos EUA e na França, dedicando-se à vida acadêmica.

Em 1985, filiou-se ao PMDB e foi embaixador do Brasil na União Europeia e ministro da Cultura no governo Sarney.  Nas décadas de 1990 e 2000, dedicou-se a escrever sobre a globalização e o neoliberalismo, além de participar de debates e construções políticas com movimentos sociais e partidos de esquerda.