2004 29 de novembro

Força Nacional de Segurança é criada

Sob comando federal, grupo visa integrar ações com os estados

A Força Nacional nasce como força de elite, sob comando da União, para atuar em casos de emergência. Ela surge como um programa de cooperação em segurança pública, unindo esforços estaduais e do Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

No Brasil, a segurança pública é uma atribuição constitucional dos estados, sendo coordenada autonomamente por cada uma das 27 unidades da federação. Assim, a criação da Força Nacional visa contribuir para um novo modelo de integração e planejamento de ações de segurança.

Ela é formada pelos mais bem treinados policiais federais, civis e militares, bombeiros dos grupos de elite e peritos dos estados, com treinamento na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, o que inclui desde a especialização em situações de crise até a formação em direitos humanos. 

A Força Nacional passará a ser utilizada em ações coordenadas de enfrentamento ao tráfico de drogas, desmatamento na Amazônia, contenção de rebeliões em presídios e segurança do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).