2008 23 de maio

Unasul fortalece aliança regional

Bloco de 12 países estreita integração econômica e política na América do Sul

Chefes de Estado das 12 nações da América do Sul assinam o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A Unasul abrange duas áreas de mercado comum: o Mercosul e a Comunidade de Países Andinos (CAN).

A Unasul surgiu como organismo de integração regional, com o objetivo de estabelecer um novo polo de referência internacional no cenário da nova ordem global. O desafio era construir um pensamento estratégico integrador nos campos político, econômico e social, que unisse os povos, inovasse nos processos de inclusão e superasse os entraves burocráticos.

Apresentando-se como uma instância independente da influência dos Estados Unidos, a Unasul previa inclusive a integração militar entre os países-membros.

Brasil e Venezuela tiveram papel de destaque nas articulações para a construção do órgão, cujos integrantes, apesar de algumas políticas externas e econômicas por vezes até divergentes, se propuseram a estabelecer uma nova área de livre-comércio até 2019, estabelecendo a entidade como importante instância político-econômica regional.